sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prós e contras de reciclagem de plásticos

Especialista em meio ambiente comenta os diferentes sistemas de reciclagem de plásticos, suas vantagens e desvantagens e os principais aspectos econômicos, sociais e ambientais de cada processo

Geralmente os plásticos manufaturados chegam ao final da vida útil da sua aplicação original praticamente sem modificações substanciais nas suas características físico-químicas. Boa parte dos plásticos de fácil identificação e separação, oriundos de programas de coleta seletiva, pode ser reciclada mecanicamente com benefícios ambientais.

Uma das alternativas para os resíduos plásticos, componentes dos resíduos sólidos urbanos difíceis de identificar, é a produção de madeira plástica. O processo admite a mistura de diversos tipos de plásticos que podem ser perfilados ou moldados em vigas e mourões, bem como dar origem a produtos tais como bancos de praças, coretos, barreiras de som, paletes e piers, entre outros.

Porém, como parte dos resíduos plásticos é composta por pequenos itens dispersos e por plásticos com muitos contaminantes, devido à mistura com resíduos orgânicos, o custo ambiental e econômico da separação e limpeza destes materiais para a reciclagem mecânica, não compensa.
Caso a reciclagem mecânica não se justifique, a recuperação de energia pode ser uma maneira eficiente, em termos ambientais e econômicos, de recuperar o valor embutido nos resíduos plásticos.
Reciclagem energética – consiste em recuperar a energia contida nos resíduos sólidos     urbanos na forma de energia elétrica ou térmica. Vale lembrar que a presença dos plásticos na composição dos resíduos urbanos é extremamente positiva, pois esses materiais possuem alto poder calorífico, liberando grande quantidade de calor quando submetidos a temperaturas elevadas.
O Brasil ainda não faz a reciclagem energética. Mas, países que adotam essa modalidade, como a Áustria e a Suécia, além de criar novas matrizes energéticas, conseguem reduzir em até 90% o volume de seus resíduos, índice relevante para cidades com problemas de espaço para a destinação dos resíduos sólidos urbanos.

A principal desvantagem desse tipo de reciclagem é o custo elevado das instalações, dos sistemas de controle de emissões e operacional, somado à exigência de mão-de-obra qualificada como forma de garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos.

Alvo de muita polêmica, a reciclagem energética é associada à simples incineração dos resíduos que, realizada sem tecnologia adequada, gera emissões prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, além de não aproveitar o conteúdo energético dos resíduos.

Reciclagem química – promove despolimerização dos materiais plásticos para a obtenção de gases e óleos, a serem utilizados como matéria-prima na fabricação de outros polímeros com as mesmas propriedades das resinas originais. O processo também permite a utilização de misturas de diferentes tipos de plásticos, mas tem custo muito elevado, o que explica o reduzido número de plantas em operação no mundo.
Equipamentos básicos X investimento
O custo dos equipamentos para uma unidade de reciclagem de até 100 toneladas/mês de plásticos pode variar de R$ 58.000,00 até R$ 180.000,00, a depender das características das máquinas e dos fabricantes. Existem vários atuando no mercado nacional, os quais podem ser contatados no site da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (www.abimaq.org.br).
reciclagem mecânica – consiste na conversão física dos materiais plásticos em grânulos, que serão transformados novamente em outros produtos. As etapas prévias à reciclagem mecânica dos plásticos pós-consumo são: a coleta, a separação por tipo de plástico e a retirada de rótulos, tampas e outras impurezas, como grampos de metal e partes componentes de outros materiais. As etapas da reciclagem mecânica são: separação, moagem, lavagem, secagem, aglutinação, extrusão e granulação.
Vantagens da reciclagem mecânica
Entre as principais vantagens da reciclagem mecânica dos resíduos plásticos podemos citar:
  • A reciclagem mecânica é um negócio acessível a pequenos e médios empresários.
  • A tecnologia envolvida na reciclagem mecânica para a produção de itens de reduzido grau de exigência técnica (baldes, vassouras, sacos de lixo etc.) é facilmente absorvida.
  • Como são processos físicos, os cuidados ambientais requerem investimentos menores em comparação aos outros processos, concentrando-se nas emissões gasosas, reaproveitamento de águas e controle no descarte dos resíduos.
  • O sistema também permite absorver mão-de-obra não qualificada.
  • Com a diminuição do volume de lixo, pode se aumentar a vida útil dos aterros sanitários.
  • A reciclagem contribui para a diminuição ou retirada da população que trabalha (sobrevive) nos aterros/lixões.
  • A reciclagem poupa matéria-prima (petróleo), equivalente à quantidade reciclada.
  • A valorização do lixo promove a educação da população. As pessoas se conscientizam de que o lixo representa valor e que muitas pessoas podem se beneficiar dele.
  • A geração de novos empregos, tanto formais quanto informais, o aumento da competitividade e a melhoria da qualidade dos produtos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário