sexta-feira, 4 de maio de 2012

CASA DE GARRAFAS PET


CASA DE GARRAFAS PET

O problema dos resíduos não degradáveis é um tema que vem alarmando a sociedade já faz algum tempo. E através de discussões sobre assunto, as pessoas passaram a dar um uso diferente para objetos que até então eram vistos como lixo. Já conhecemos barco feito de garrafas pet e hoje vamos mostrar que é possível resolver dois problemas de uma vez só com o uso das famosas vilãs do meio ambiente através da construção de casas feitas de garrafas pet.
A técnica, que não é tão nova assim, foi desenvolvida há nove anos por um alemão chamado Andreas Froese, e vem sendo utilizada já faz alguns anos em países como Nigéria, Colombia e Honduras. Hoje em dia a técnica já está se espalhando pelo mundo, mas ainda não são todos que a conhecem.
Primeiramente as garrafas são preenchidas com areia peneirada, depois disso já estão prontas para a utilização como se fossem um tijolo. As garrafas são colocadas lado a lado sobre um alicerce de cimento e atadas com um fita de nylon ou arame para que não se soltem. Depois é necessário preencher os espaços entre elas e para isso se usa lama.
Além da reutilização das garrafas plásticas e consequente contribuição ao meio ambiente, essa técnica apresenta outras vantagens em relação às casas de alvenaria comuns: o custo é inferior pois não são utilizados tijolos e materiais de construção comuns (custa em torno de 1/3 do que uma casa de alvenaria), além disso é mais fresca e durável.
Essa pode ser considerada uma ideia totalmente sustentável pois além de cooperar com o meio ambiente, pode ser uma alternativa para a construção de casas populares a um menor custo em países pobres ou em desenvolvimento. E o mundo agradece! 
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário