quinta-feira, 21 de abril de 2011

Por que separar lixo seco de lixo molhado

O problema de misturar o lixo seco e orgânico se reflete na queda do índice de aproveitamento dos resíduos, na demanda de maior complexidade no processo de reciclagem e em risco para a saúde dos trabalhadores.
Além de separação incorreta, outro inimigo do processo de reciclagem que está ligado à escolha da lixeira é a sujeira dos materiais. Uma rápida lavagem em recipientes que podem ser reaproveitados mas estão sujos (copos plásticos, embalagens de iogurte) representa uma ajuda valiosa ao processo. 
Por exemplo:- A margarina que sobra em um pote derrete e contamina o material, fazendo-o perder todo seu valor. Ou a pessoa limpa ou não põe no lixo seco. 
Usar o bom senso ao se lavar um material, também é importante. Um dos objetivos finais da reciclagem é diminuir o gasto de energia na fabricação de novos produtos. Com a reciclagem, o gasto em energia para fabricação de papel, por exemplo, cai de 900 para 40 quilowatts por tonelada.
Segundo estudos, fazer uma lavagem profunda, com gasto excessivo de sabão e água, acaba gastando muita energia, fazendo com que o processo não seja compensatório. 
As pessoas envolvidas no processo garantem que a conscientização na hora de separar o lixo aumentou significativamente nos últimos anos. Mas ainda não é o ideal. 
Mesmo que a separação não esteja sendo feita corretamente, as lixeiras coloridas têm como principal função educar as pessoas para que adotem o processo em suas casas.

Agora é só você fazer a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário