sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coleta Seletiva

O lixo é um problema relativamente recente, já que, há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos - facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua "composição" também mudou.
Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas (mais de 100 anos para decompor), papéis (de 3 a 6 meses) e vidro (mais de 4.000 anos).
Mas o problema não é, propriamente, a característica do lixo produzido hoje nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente. O lixo que se acumula, cria um ambiente propício para a proliferação de ratos e a manifestação de doenças e epidemias.
A velocidade do crescimento populacional e urbano muitas vezes sem planejamento, ao lado da escassez de recursos legais e a falta de consciência ambiental são as principais causas desse quadro que vemos hoje.
Dados obtidos de pesquisas que têm sido realizadas no mundo inteiro, revelam que o Planeta Terra está sofrendo diariamente com as intervenções causadas pelas ações do homem. As reações que presenciamos recentemente nos mostram que a natureza responde de maneira drástica. “É bem provável que tenhamos de enfrentar uma catástrofe ecológica no próximo século, a não ser que mudemos nosso estilo de vida, nossa economia e nossas instituições. A parte mais importante do novo paradigma consiste em construir uma sociedade que nos permita satisfazer as necessidades do povo sem destruir o sistema que nos sustenta e sem acabar com nossas reservas naturais. Enfim, uma sociedade na qual possamos nos manter sem destruir ou reduzir as oportunidades para futuras gerações”.
Para evitar o desperdício de recursos naturais, devemos praticar o consumo responsável, reaproveitar ao máximo os materiais utilizados e encaminhar materiais recicláveis para os postos de coleta.
Inicialmente, se você deseja separar seu lixo, pode começar separando lixo "seco" do lixo "molhado".
O lixo molhado é aquele produzido por restos de alimentos, cascas e demais lixos orgânicos.
O lixo seco se refere a papel, embalagens plásticas, sacolas, garrafas de vidro, restos de obra (entulhos), metais diversos (como latinhas de refrigerante, pregos, arames, etc).
Se você deseja  uma coleta mais apurada, segue abaixo as dicas:
A separação pode ser feita da seguinte forma:
Procure usar sacolas plásticas biodegradáveis para separar seu lixo doméstico
Saco nº 01:      Papéis e papelão
Saco nº 02:      Vidros, lâmpadas, garrafas etc. (lâmpadas fluorescentes são altamente perigosas).
Saco nº 03:      Sacolas plásticas etc.
Saco nº 04:      Artigos de borracha. Caso tenha pneus velhos para jogar, tome cuidados  para deixá-los sempre secos, você já deve ter ouvido falar na Dengue. Fure-os ou corte em pedaços. Ou também voçe poderá levá-los em lojas de vendas de pneus.
Saco nº 05:     Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc.
Saco nº 06:       Metais diversos,  latas, arames, pregos, alumínios etc.
Saco nº 07:      Objetos  Perigosos como: Baterias em geral, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo, pois estes produtos são altamente contaminadores e perigosos. Já existem postos de coletas para estes materiais.
Saco nº 08:      Orgânicos como: restos de comida, ossos etc.
Saco nº 09       Papéis higiênico, guardanapos, fotografias, fita crepe, tocos de cigarros, esponjas de aço usadas, panos sujos dentre outros.

ÓLEO DE FRITURAS - Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário